“As composições de Cristina Fagundes são de uma elegância e criatividade pontuais, pouco comum e não fáceis de serem encontradas na atual contemporaneidade artística. Tanto quanto a construção do tema ou sua diversidade, quanto a sua criação formam um conjunto cromático de tons primaveris, vibrantes e delicados sobrepondo-se de maneira única no cromatismo da obra.
Observando as últimas obras dessa artista, o que mais nos sensibiliza é a criatividade, exuberância e vibração multicolorida aliada a uma técnica única bem original. Se no início eram colagens, hoje não mais o são. Sua fantasia se move com grande musicalidade, onde ritmo e harmonia se equilibram e levam o observador a ser um coautor e a penetrar decididamente no mundo da artista.
A diversidade temática e o respeito aos volumes na sobreposição de suas imagens diversificadas constituem pontos essenciais que sintetizam a expressão artística dessa pintora. As relações entre as imagens e o seu conjunto, a difusão de tons alegres e o sentido dos volumes constituem a demonstração de um conceito bem estudado que alimenta suas obras.”
Emanuel Von Lauenstein Massarani
Crítico de arte e presidente do IPH – Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo
Cristina Fagundes, pseudônimo artístico de Maria Cristina Fagundes Martins, nasceu em Jaú, estado de São Paulo, em 1956. Formou-se em Artes Plásticas pela Faculdade da Fundação de Bauru. Durante mais de 12 anos, dedicou-se à educação artística e manteve uma escolinha de arte para crianças chamada Maricota. A convite da Prefeitura Municipal de Jaú, administrou cursos de técnica de papel machê e pintura em seda no Centro Cultural local.
Entre 1988 e 1993, passou a se dedicar também à escultura tanto em terracota, quanto em alumínio e bronze. Nesse período participou de diversos Salões de Arte recebendo medalhas de bronze, prata e ouro.
A partir de 2001 interessou-se pela pintura em acrílico sobre tela, frequentando um curso especial com o professor Maércio Bidoia na cidade de Catanduva, onde mantém seu ateliê.
A artista tem participado de inúmeras exposições pessoais e coletivas. Possui obras em diversos acervos particulares e oficiais no Brasil e no exterior.